Realizaram-se, no dia 24 de janeiro e no dia 23 de fevereiro, na modalidade de XADREZ, o 1.º e 2.º encontros do Campeonato Distrital do Desporto Escolar (todo o Baixo Alentejo). Os dois encontros envolveram cerca de 70 atletas em cada um dos torneios realizados para o efeito. De salientar que os atletas eram provenientes de 5 agrupamentos do nosso distrito (Grândola, Ferreira do Alentejo, Santiago do Cacém Santo André e Sines). Representaram o Agrupamento de Escolas de Grândola, 13 atletas repartidos pelos escalões de Infantis A, Infantis B e Iniciados e um atleta nos Juvenis e um nos Juniores, que competiram juntando estes dois últimos escalões. Os dois torneios ocorreram no espaço da Biblioteca Escolar da Escola Básica D. Jorge de Lencastre, do Agrupamento de Escolas de Grândola, cujas responsáveis manifestaram uma total e elogiosa colaboração no sentido de se poder disputar os referidos torneios nas melhores condições possíveis, que foram ótimas!
Já no dia 15 de março, disputou-se o 3.º e último encontro, desta vez em Santiago de Cacém, novamente com cerca de 70 atletas participantes, tal como os nossos representantes que voltaram a apresentar um número relativamente bom, com 12 atletas.
Findo o 3.º encontro apuraram-se os resultados globais, tendo em conta os três encontros, que iriam definir os campeões e restante classificação nestes campeonatos a nível Distrital. Deste modo, destacaram-se, no escalão de Infantis A, o nosso atleta, Artur Albino, do 5.º D, que foi Campeão Distrital, Gui Galvão também do 5.º D, Vice-campeão Distrital e ainda Vasco Dias, da mesma turma, que alcançou a 3.ª posição, num universo de 26 atletas deste mesmo escalão. Não será demais acrescentar que ocorreu sempre grande incerteza entre estes 3 atletas, no que respeita às primeiras posições finais em todos os torneios, tal foram renhidos os jogos entre os três, salientando, no entanto, o elevado espírito de camaradagem entre os mesmos. De referir ainda neste escalão que, com a contribuição de Mihai Poclid, do 5.º G, com o seu 9.º lugar, contribuiu fortemente, para que a equipa constituída por 4 atletas, fosse também Campeã Distrital.
De destacar também, mas no escalão de Iniciados, o aluno Filipe Pereira, 9.º C, que tendo ganho com bastante segurança os 3 torneios, sagrou-se Campeão Distrital, num universo de 10 atletas. Ainda neste escalão André Albino, 8.º C, foi Vice-campeão Distrital e Rafael Martins, alcançou o 3.º lugar. De acrescentar ainda que, Diogo Dias, 8.º G, com o seu 5.º lugar contribuiu para que a equipa fosse também Campeã Distrital. Uma palavra ainda para os 4 atletas de Infantis B, que num universo de 32 atletas e os outros 2 do escalão de juvenis/Juniores (universo de 5 atletas), apresentaram-se sempre de modo muito empenhado nas partidas que disputaram.
Por último, queria salientar o excelente ambiente, gratificante para os atletas pela prática de desporto, em simultâneo com o convívio respeitoso entre todos, saudável na competição e alentador de uma boa continuidade e desenvolvimento da modalidade em questão, suportado pelas razões anteriores e ainda face ao considerável número de atletas provenientes dos 5 agrupamentos deste nosso distrito (mais de 70), em que todos contribuíram para o excelente ambiente gerado, quer entre participantes, quer entre os docentes responsáveis pelos núcleos. Seguem-se agora os regionais!!!
Para todos os participantes Muitos Parabéns!!!
O Docente Responsável pelo Núcleo de Xadrez do agrupamento de Escolas de Grândola, Manuel Victorino